O que tem em comum esses dois dramaturgos? Joeli Pimentel, eu, brasileiro, 37 anos, 8 peças teatrais 4 roteiros para cinema, um prêmio de nova dramaturgia nacional no Rio de Janeiro em 2002, 2 roteiros premiados, um no Duelo de Duke City (em fase de montagem) e outro mensão honrosa no 1° Roteiro Cinema festival ACI - Globo Cine.
Lendo a revista Bravo vi que hoje vai rolar um bate papo com o dramaturgo que está no Brasil e é a grande estrela da Flip, Festa Literária Internacional de Parati, Tom Stoppard, 71 anos, 41 de carreira, mais de 20 peças teatrais e 16 roteiros para cinema; recordista do Tony, uma espécia de equivalência com o Oscar para os palcos. Ele também é um dos roteiristas de Shakespeare Apaixonado, filme de John Madden premiado com sete Oscar em 1999.
Estreei no final do ano passado minha oitava peça teatral, Mother Fucker - O começo de uma banda de rock and roll, que pode ser conferida até 31 de Agosto no Teatro do Ator na Pça Franklin Roosevelt, 172, SP. No artigo li que Tom Stoppard escreveu uma peça intitulada Rock "N" Roll que vai ser lida hoje no CBB que fala de politica e rock and roll, a minha peça também fala de politica e rock and roll, claro que ninguém plagiou ninguém, se trata apenas de uma feliz coincidência, e elas não param por ai, na peça dele ele fala dos clásicos dos anos 60 e 70 e retrata o período de 68 a 90, na minha peça falo dos anos 60,70,80 e 90; tento recuperar atráves do rock o espirito aguerrido, rebelde, contestador de uma época que as pessoas eram mais participativas, que lutavam mais pelos seus direitos, periodo que originou a contracultura.
Mother Fucker é gritado como palavra de ordem e desabafo contra esse momento cínico em que vivemos no país. A peça é uma comédia, mas não vão esperando uma simples comédia pastelão que não é. Segundo a revista Bravo: "Na peça de Tom ele mostra que ainda é capaz de surpreender. Em certo sentido, o dramaturgo retorna o espírito do adolescente que, aborrecido com as coisas intelectuais, decide, uma vez mais, ousar." Esses são os motivos que me levaram a escrever Mother Fucker - O começo de uma banda de rock and roll também, então faço das palavras do repórter a minhas também. Hoje estarei lá para ouvi-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário